Analytics

Website-Analytics-and-Consulting-Schaumburg-Chicago-IL

 

O que medir com Web Analytics?

Existem vários dados a serem rastreados: visitas, pageviews, assinaturas, vendas, conversão, duração da visita no site, bounce rate e qualquer outra que se possa imaginar e mensurar. Tudo depende da alteração feita e do objetivo que se pretendia alcançar. Na verdade, esta é a parte que muitos se esquecem – determinar um objetivo para uma determinada alteração ou nova estratégia adotada.

Por que mudar uma palavra-chave em uma página ou inverter palavras em um título? Por que criar um novo conteúdo ou buscar conseguir novos links? É claro que isso é importante de ser feito, mas onde se espera chegar? Subir um ponto no PageRank? Aumentar 200 visitas diárias? Alcançar pelo menos a terceira posição em determinada busca?

Cada nova técnica de SEO empregada deve ter métricas associadas para se conseguir medir sua efetividade e, principalmente, refinar a técnica e melhorar os resultados obtidos. Uma vez que ela funcionou, não é hora de parar, mas de melhorar.

O conceito em torno de Web Analytics tem muitos pontos em comum com OSM: Conhecer o estado atual; definir metas; avaliar estado seguinte; ajustar estratégias e redefinir metas.